Portal CNM

(61) 2101-6605

Municiência - Municípios Inovadores
Municiência - Municípios Inovadores


Iniciativas na área da educação são maioria entre Municípios selecionados para o Prêmio MuniCiência

Espalhe esse conteúdo:

Facebook
Terça, 27 de agosto de 2019.

Prefeitura de Itapevi-SPIniciativas na área da educação são maioria entre as 30 selecionadas para a segunda fase do Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores, ciclo 2019-2020. Neste ano, a premiação, que faz parte das ações do Projeto UniverCidades, da Confederação Nacional de Municípios (CNM) com apoio da União Europeia no Brasil, contou com 235 inscrições homologadas de todas as regiões do país. O objetivo é reconhecer e disseminar os projetos das administrações públicas com impacto positivo e transformador na sociedade.

Além da educação, as 30 iniciativas classificadas também se referem a temas como desenvolvimento econômico, saúde, meio ambiente, cultura, participação social, gênero, finanças, desenvolvimento sustentável, turismo, governo eletrônico, gestão e planejamento territorial. “Diante desse panorama é possível perceber a pluralidade de ações acontecendo em nosso país, e como setores de extrema importância para o desenvolvimento social têm ganhado a atenção da gestão pública nos Municípios”, avalia o presidente da CNM, Glademir Aroldi.

Para garantir a diversidade entre as concorrentes, as iniciativas estão divididas em categorias de acordo com o porte dos Municípios: pequeno (até 49.999 habitantes), médio (de 50 mil até 299.999) e grande (acima de 300 mil habitantes). Além de prefeituras, um consórcio municipal está na disputa.

Cronograma
Na fase atual, as 30 iniciativas selecionadas têm até 2 de setembro para complementar informações e evidências. Também devem enviar um depoimento do prefeito ou prefeita em um vídeo de até dois minutos.

Em 3 de outubro, a CNM anunciará as dez iniciativas com melhor pontuação. Elas receberão a visita técnica da Confederação para elaboração do Guia de Reaplicação. O material – que traz um passo a passo do projeto – será disponibilizado nas versões impressa e online.

Depois, entre 7 de outubro e 31 de março de 2020, as dez finalistas passam pelo crivo popular, em votação na internet. As cinco primeiras colocadas participarão de um seminário internacional para troca de experiências. O resultado final será anunciado na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Histórico
Na última edição, ciclo 2017-2018, os destaques ficaram por conta de iniciativas dos Municípios de Abaetetuba (PA), Gurjão (PB), Rio Grande (RS), Santa Clara do Sul (RS) e São Bento do Una (PE). Em 2015, primeira edição do MuniCiência, os projetos contemplados foram os de Astorga (PR), Bom Despacho (MG), Forquetinha (RS), Pompéu (MG) e Rio Claro (AL). Os Guias de Reaplicação dessas prefeituras estão disponíveis no site do MuniCiência.

Projeto UniverCidades
O MuniCiência faz parte do Projeto UniverCidades, que é uma plataforma para o desenvolvimento e a governança municipal, realizado pela CNM com o apoio da União Europeia no Brasil. O projeto considera a demanda dos prefeitos e, como uma das primeiras atividades desenvolvidas, fez pesquisa junto aos gestores para compreender as características de suas demandas por conhecimentos e informações, além de um levantamento que busca identificar arranjos e parcerias já existentes entre centros de ensino e pesquisa e os Municípios.

Da Agência CNM de Notícias
Foto: Prefeitura de Itapevi (SP)