Portal CNM

(61) 2101-6605

Municiência - Municípios Inovadores
Municiência - Municípios Inovadores


São Bento do Una (PE) diminui índice de evasão escolar e é destaque do MuniCiência

Espalhe esse conteúdo:

Facebook
Terça, 29 de janeiro de 2019.

AG gALOIniciativa inovadora da gestão municipal de São Bento do Uma (PE,) que diminuiu o índice de evasão escolar de 18% para 0,25%, o programa Estou Presente, Professor vai ganhar um guia de reaplicação. Trata-se de um registro em formato de livro informativo que possibilita o compartilhamento das informações com os Municípios brasileiros. Além de documentar a prática, o conteúdo do guia fornece orientação para que os gestores locais possam implementar a iniciativa e buscar impacto positivo em seus Municípios.

O conteúdo será lançado durante a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre entre 8 e 11 de abril de 2019. O evento proporciona o encontro dos municipalistas brasileiros eleitos para o período 2019/2022 com o novo governo federal e o Congresso Nacional.

A iniciativa, que fez cair o índice de evasão escolar – para dar um exemplo de eficácia - ganhou o Prêmio MuniCiência (Ciclo 2017/2018). A láurea faz parte do Projeto UniverCidades, uma Plataforma para o Desenvolvimento e Governança Municipal, executado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com apoio da União Europeia.

Para levar o prêmio, o programa Salta-Z passou por três etapas – as duas primeiras foram de avaliação feita por uma comissão técnica, enquanto a última contou com votação aberta ao público realizada por meio do site do concurso.

Ag GaloLugar de aluno é na escola
Em 2005, antes do projeto, o abandono de alunos atingiu o percentual de 17,8%, índice que foi reduzido para 0,27% em 2017, já com o Estou Presente, Professor. “É importante que as iniciativas de educação sejam consolidadas como políticas públicas para que o compromisso se estenda a todas as administrações que assumirem a gestão municipal. Boas práticas não têm patente”, comenta a prefeita de São Bento do Uma, Débora Almeida. O Estou Presente, Professor também registra um aumento significativo na aprovação dos estudantes passando de 84% em 2012 para 91,7% em 2017. E a redução no número de reprovados passou de 12,8 % em 2012 para 8,2% em 2017.

Além dos benefícios diretos ao aluno, o programa busca garantir assistência às famílias de estudantes em que carências diversas motivam o abandono da escola.

Prêmio
O MuniCiência é uma ação pioneira da CNM para identificar, reconhecer e reaplicar práticas inovadoras em gestão municipal. A iniciativa faz parte do Projeto UniverCidades, apoiado pela União Europeia, e tem três etapas: avaliação da Comissão Técnica; votação nacional online aberta ao público; e sistematização por meio da visita técnica da entidade.

 

Foto: Agência Galo
Da Agência CNM de Notícias, com informações da Agência Galo