Portal CNM

(61) 2101-6605

Municiência - Municípios Inovadores
Municiência - Municípios Inovadores


Tratamento de Água de Abaetetuba (PA) é reconhecido pelo projeto UniverCidades

Espalhe esse conteúdo:

Facebook
Segunda, 28 de janeiro de 2019.

28012019 municiencia abaetetuba spProjeto inovador da gestão municipal de Abaetetuba (PA), por facilitar o acesso da população ribeirinha à água potável, o Salta-Z (Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água) vai ganhar um guia de reaplicação. Trata-se de um registro em formato de livro informativo que possibilita o compartilhamento das informações com os Municípios brasileiros. Além de documentar a prática, o conteúdo do guia fornece orientação para que gestores locais possam implementar a iniciativa e buscar impacto positivo em seus Municípios. 

O Guia de Reaplicação será lançado durante a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre entre 8 e 11 de abril de 2019. O evento proporciona o encontro dos municipalistas brasileiros eleitos para o período 2019/2022 com o novo governo federal e o Congresso Nacional.

A iniciativa, que fez cair o índice de evasão escolar – para dar um exemplo de eficácia - ganhou o Prêmio MuniCiência (Ciclo 2017/2018). A láurea faz parte do Projeto UniverCidades, uma Plataforma para o Desenvolvimento e Governança Municipal, executado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com apoio da União Europeia. 

"[Com o Salta-Z] nossas crianças têm apresentado menos diarreia, hepatite e verminoses", destaca a secretária municipal de Saúde de Abaetetuba, Lucilene Ribeiro.

Para levar o prêmio, o programa Salta-Z passou por três etapas – as duas primeiras foram de avaliação feita por uma comissão técnica, enquanto a última contou com votação aberta ao público realizada por meio do site do concurso.

Água de beber
O Salta-Z chegou para melhorar a qualidade de vida dos moradores do Município. O projeto foi desenvolvido em uma parceria entre a secretaria municipal de Agricultura, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o Serviço de Saneamento Ambiental Municipal (Sesam/PA) e a Superintendência Estadual da Funasa no Pará (Susest-PA). O objetivo era implementar um programa de Apoio ao Controle da Qualidade da Água para o consumo humano na comunidade de Maracapucu Caría, área ribeirinha do Município.

O programa, que já atende a 500 residências, está sendo expandido para outras 72 ilhas locais. Nas localidades onde já foi implantado, os testes realizados com a água tratada mostraram ausência de coliformes fecais e Escherichia coli (indicador de contaminação fecal). Os ribeirinhos não apresentam mais o quadro de doenças decorrentes da água contaminada, diminuindo a procura por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O projeto também diminuiu os gastos das famílias com a compra de água mineral.

Prêmio MuniCiência
O Prêmio MuniCiência é uma ação pioneira da CNM para identificar, reconhecer e reaplicar práticas inovadoras em gestão municipal. A iniciativa faz parte do Projeto UniverCidades, apoiado pela União Europeia, e tem três etapas: avaliação da Comissão Técnica; votação nacional online aberta ao público; e sistematização por meio da visita técnica da entidade.

Foto: Agência Galo

Da Agência CNM de Notícias, com informações da Agência Galo