Portal CNM

(61) 2101-6605

Municiência - Municípios Inovadores
Municiência - Municípios Inovadores


Vencedor do Prêmio MuniCiência, Santa Clara do Sul (RS) ganha guia de relaplicação da CNM

Espalhe esse conteúdo:

Facebook
Quinta, 24 de janeiro de 2019.

24012019 iniciativa Santa Clara tem ValorIniciativa inovadora da gestão municipal de Santa Clara do Sul (RS), que estimula os moradores da cidade a valorizar o comércio local, “Santa Clara tem Valor” vai ganhar um guia de reaplicação – registro em formato de livro informativo que possibilita o compartilhamento das informações com os Municípios brasileiros. Além de documentar a prática, o conteúdo do guia fornece orientação para que os gestores possam implementar a iniciativa e promover impacto positivo em seus Municípios.

O documento será lançado durante a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre entre 8 e 11 de abril de 2019. O evento proporciona o encontro dos municipalistas brasileiros eleitos para o período 2019/2022 com o novo governo federal e Congresso Nacional.

A iniciativa Santa Clara Tem Valor, que fez aumentar as vendas do comércio local, gerando mais empregos e renda para a população, ganhou o Prêmio MuniCiência - Ciclo 2017/2018. A láurea faz parte do Projeto UniverCidades – Plataforma para o Desenvolvimento e Governança Municipal, executado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com apoio da União Europeia.

Para levar o prêmio, o projeto passou por três etapas – as duas primeiras foram de avaliação feita por uma comissão técnica, enquanto a última contou com votação aberta ao público realizada por meio do site do concurso.

Investimentos e qualidade de vida
O objetivo da iniciativa é conscientizar o consumidor de que as compras realizadas no Município geram impostos que fortalecem o governo local. Com dinheiro em caixa, a gestão tem mais condições para realizar investimentos em áreas prioritárias como saúde, educação, segurança e infraestrutura, que respondem pela qualidade de vida dos moradores.

Tudo começou quando se percebeu que o comércio local não era suficientemente prestigiado pelos moradores da cidade. Comprar em Municípios vizinhos, e maiores, soava mais vantajoso e uma opção quase inquestionável. Sendo assim, o prefeito Paulo Cezar Kohlrausch provocou uma grande mudança de panorama, acompanhada de metas e estratégias. A ideia envolveu uma grande mobilização na cidade, incluindo o empresariado, o comércio, os moradores, os servidores públicos e parceiros estratégicos.

Prêmio MuniCiência
O Prêmio MuniCiência é uma ação pioneira da CNM para identificar, reconhecer e reaplicar práticas inovadoras em gestão municipal. A iniciativa faz parte do Projeto UniverCidades, apoiado pela União Europeia, e tem três etapas: avaliação da Comissão Técnica; votação nacional online aberta ao público; e sistematização por meio da visita técnica da entidade.

Foto: Agência Galo
Da Agência CNM de Notícias, com informações da Agência Galo