Portal CNM

(61) 2101-6605

Municiência - Municípios Inovadores
Municiência - Municípios Inovadores


Vencedor do MuniCiência, Gurjão (PB) ganha guia de reaplicação da CNM

Espalhe esse conteúdo:

Facebook
Quarta, 16 de janeiro de 2019.

Projetos Municiencia GurjaoIniciativa inovadora da gestão municipal de Gurjão (PB), o Programa de Protagonismo Infantil (PPJ) vai ganhar um guia de reaplicação – um registro em formato de livro informativo que possibilita o compartilhamento das informações com os Municípios brasileiros. O projeto, que promove a participação dos jovens da cidade em oficinas de comunicação e economia criativa, foi escolhido nacionalmente entre 250 propostas pelo Projeto UniverCidades, iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoiada pela União Europeia.

Além de documentar a prática, o conteúdo do guia orienta os gestores para que eles possam implementar a iniciativa e buscar impacto positivo em suas cidades. O conteúdo será lançado durante a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre entre 8 e 11 de abril de 2019. O evento proporciona o encontro dos municipalistas brasileiros eleitos para o período 2019/2022 com o novo governo federal e o Congresso Nacional.

Aposta na educação
O PPJ usa ferramentas pedagógicas para construir um programa baseado em três pilares: desenvolvimento pessoal, educação e empreendedorismo. Cada uma contempla ainda disciplinas não convencionais do modelo da educação básica formal e atual, como Comunicação e Mídias Sociais, Autoconhecimento, Liderança, Oratória, Mentorias Dirigidas e atividades semanais utilizando redes sociais gratuitas. A iniciativa ganhou o Prêmio MuniCiência 2017/2018.

A láurea faz parte do Projeto UniverCidades – Plataforma para o Desenvolvimento e Governança Municipal, realizado pela CNM com apoio da organização europeia. Para levar o prêmio, o Programa de Protagonismo Juvenil passou por três etapas – as duas primeiras foram de avaliação feita por uma comissão técnica, enquanto a última contou com votação aberta ao público realizada por meio do site do concurso: www.municiencia.cnm.org.br.

Inspiração
Para Ronaldo Ramos de Queiroz, prefeito de Gurjão, ser um dos vencedores do prêmio possibilita não só o reconhecimento da sua boa prática de gestão, como também a multiplicação da iniciativa em outros municípios. “O guia mostrará como Gurjão se organizou para oferecer estímulo aos seus jovens”, afirma.

Entre os estudantes que participaram da oficina de comunicação oferecida pelo PPJ estavam José Borges e Luana de Farias. Os dois estão à frente do Ôxente Gurjão e são “difusores” dos eventos que ocorrem na região por meio do site e das redes sociais, como Youtube e Facebook. Foi depois de passar pelo Programa que José Borges começou a fazer planos e sonhar com uma carreira. “O PPJ me fez entender que tenho uma vocação, que posso ter uma profissão e que não preciso sair da cidade para conseguir um emprego”, enfatiza. “Meu sonho hoje é ter uma emissora aqui em Gurjão”.

Prêmio
O MuniCiência é uma ação pioneira da CNM para identificar, reconhecer e reaplicar práticas inovadoras em gestão municipal. A iniciativa faz parte do Projeto UniverCidades, apoiado pela União Europeia, e tem três etapas: avaliação da Comissão Técnica; votação nacional online aberta ao público; e sistematização por meio da visita técnica da entidade.

Confira vídeo produzido pela equipe do MuniCiência, que apresenta a iniciativa de Gurjão

Da Agência Galo