Portal CNM

(61) 2101-6605

Municiência - Municípios Inovadores
Municiência - Municípios Inovadores


Prefeitura paulista firma convênio com universidade para viabilizar concretização dos ODS

Espalhe esse conteúdo:

Facebook
Quinta, 29 de março de 2018.

ODSA prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) assinou termo de cooperação com a Universidade de São Paulo (USP) para elaborar e executar projetos e ações voltadas à concretização dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A parceria será firmada por meio do Escritório Regional do Programa Cidades do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia a iniciativa.

A partir de agora, deverá ser elaborado um plano de trabalho deverá que vai servir de base para o desenvolvimento das atividades de colaboração mútua. Na cerimônia de assinatura, o prefeito da cidade, Orlando Morando, destacou “a importância de poder ter os acadêmicos e equipe técnica da USP envolvidos para superar um enorme desafio dentro da região metropolitana de São Paulo, já que mais da metade do Município está em área de proteção ambiental e mais da metade do espelho d’água da represa Billings se localiza em território da cidade”.

O reitor da USP, Vahan Agopyan, destacou que a universidade tem, entre seus objetivos, ampliar a interação com a sociedade e levar em conta o relacionamento com os Municípios como importante medida para aumentar essa interação. “Fico muito satisfeito em termos a oportunidade de transferir o conhecimento aqui produzido em benefício da sociedade”, disse.

A CNM apoia ações desse porte por meio do Projeto UniverCidades, que é realizado em parceria com a União Europeia. Um dos eixos do Projeto trata de ações conjuntas entre universidades e Municípios. O objetivo deste eixo é fortalecer arranjos institucionais que favoreçam a articulação entre as demandas municipais e as ofertas de conhecimento dos centros de ensino e pesquisa. Mais informações aqui.

Boas Práticas Municipais. A entidade incentiva e apoia os gestores e gestoras municipais em implementar ações visando o alcance dos ODS. Conheça os documentos e ferramentas lançados aquiCompartilhe sua ação conosco também! Preencha o formulário aqui.

Com informações da Secretária de Governo da Presidência da República