Portal CNM

(61) 2101-6605

Municiência - Municípios Inovadores
Municiência - Municípios Inovadores


CNM apresenta projetos durante o evento Espaço Municipalista: a Água e o Mundo

Espalhe esse conteúdo:

Facebook
Quinta, 08 de fevereiro de 2018.

08022018 Agua Mundo 2A Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove, de 19 a 22 de março, o evento Espaço Municipalista: a Água e o Mundo. O encontro – que ocorre na sede da entidade – busca agregar convidados nacionais e internacionais, com a participação de público diverso, gestores locais, técnicos, parlamentares, estudantes, pesquisadores. O evento será realizado adjunto ao 8º Fórum Mundial da Água.

No dia 20 de março, a programação será especialmente voltada à apresentação dos projetos CNM que têm relação com a temática de recursos hídricos. Com isso, a entidade visa a promover um espaço para o diálogo e a troca de projetos e práticas reais, inovadoras, sustentáveis, que potencializem as capacidades de cada Município.

Entre os projetos a serem apresentados, está a Rede Municipalista, que nasceu da intenção da Confederação de organizar uma grande rede de pessoas capacitadas, aptas para atuar em bloco e, com isso, garantir a obtenção de conquistas em prol dos Municípios. Estão, entre os personagens da Rede: os prefeitos, que participam das mobilizações e atuam para trazer melhorias aos Entes locais; os vereadores, que têm como um dos papéis defender na Câmara as bandeiras municipalistas; as entidades estaduais, que apoiam a mobilizar e engajar o movimento municipalista; e, por fim, os protagonistas da Rede, chamados Agentes Municipalistas, que são o elo entre a CNM, as prefeituras e os atores políticos brasileiros. Atualmente, a Rede conta com cerca de três mil Agentes cadastrados.

Outra iniciativa de destaque é o Projeto UniverCidades – Plataforma para o Desenvolvimento e Governança Municipal, promovido pela CNM em parceria com a União Europeia. A ação tem por objetivo fortalecer as capacidades municipais de gestão. A iniciativa considera a demanda dos gestores municipais e, como uma das primeiras atividades desenvolvidas, realizou pesquisa para compreender as características de suas necessidades por conhecimentos e informações.

Além disso, foi realizado um levantamento junto aos centros de ensino e pesquisa para identificar arranjos e parcerias já existentes com Municípios. A intenção é aproximar universidades e Municípios. O projeto tem, entre as suas ações, o Prêmio MuniCiência, que visa a identificar, reconhecer e reaplicar práticas inovadoras em gestão municipal. Na atual edição do Prêmio, foram inscritas 252 iniciativas de 102 Municípios brasileiros que contemplam diversos temas da gestão municipal. Ao final, cinco iniciativas serão premiadas e sistematizadas em guias de reaplicação.

A CNM também conta com o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), o primeiro movimento municipalista feminino apartidário brasileiro, que tem o objetivo de fortalecer a inserção das mulheres nos processos de governabilidade, dando voz a prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras, secretárias municipais e demais mulheres envolvidas na gestão dos Municípios brasileiros. Por meio do MMM, a CNM se alinha às tendências mundiais de luta pela igualdade de gênero e assume essa importante missão de impulsionar a capacidade de liderança política das mulheres, inserindo-as como agentes-chave na defesa de pauta municipalista e da igualdade de gênero.

Outro projeto é o de Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), promovidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A iniciativa busca relacionar o debate global sobre a nova Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável com as práticas de campo implementadas nos territórios brasileiros e na região. Além disso, alimenta processos e debates de desenvolvimento ao nível da região latino-americana e internacional com o conhecimento e as práticas dos territórios brasileiros na localização dos ODS.

A Confederação também participa do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), que habilita cidades em diferentes regiões do globo para se conectarem e compartilharem soluções a problemas em comum de desenvolvimento urbano sustentável. O projeto se divide em três componentes: Cooperação entre Cidades, Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia e Cooperação entre Regiões. Por meio do engajamento com o IUC, as cidades terão a oportunidade de compartilhar e trocar conhecimento com suas contrapartes internacionais, construindo um futuro mais verde e próspero. Financiadas pela União Europeia, as atividades do IUC darão suporte ao atingimento de objetivos políticos tanto a nível local quanto relacionados a importantes acordos internacionais sobre desenvolvimento urbano e mudanças climáticas, como a Agenda Urbana, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris.

Participe do evento, conheça mais esses projetos e descubra como participar deles!! Inscreva-se aqui: www.agua.cnm.org.br

Roda de Conhecimento
A Roda de conhecimento desta quinta-feira, 8 de fevereiro, trouxe explicações acerca do evento Espaço Municipalista: a Água e o Mundo. Na oportunidade, a técnica da área de Meio Ambiente da CNM, Liciana Peixoto falou sobre o tema e sobre o Fórum Mundial da Água.

A Roda de Conhecimento é transmitida todas as quintas-feiras, a partir das 10h. Para participar basta acessar a página da CNM no Facebook ou no Youtube.

Confira como foi a Roda de Conhecimento