Portal CNM

(61) 2101-6605

Municiência - Municípios Inovadores
Municiência - Municípios Inovadores


Prêmio MuniCiência é apoiado por gestores em Diálogo Municipalista de Ouro Preto

Espalhe esse conteúdo:

Facebook
Quinta, 28 de setembro de 2017.

Ag. CNMBoas práticas e fortalecimento da gestão municipal definem o tema tratado no segundo painel da etapa mineira do Diálogo Municipalista de Ouro Preto (MG), em seu segundo dia de programação. Para apresentar e debater esse assunto com os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais agentes municipais presentes, além de instituições parceiras, foi composta uma mesa com a presença da coordenadora do projeto UniverCidades, Denise Messias; o prefeito de Bom Despacho (MG), Fernando Cabral; e o prefeito de Andradas (MG) e diretor da Associação Mineira de Municípios (AMM), Rodrigo Aparecido Lopes.

Denise Messias explicou aos participantes a relevância do Prêmio MuniCiência, que visa identificar, reconhecer e compartilhar boas práticas municipalistas. A coordenadora convidou todos os participantes do Diálogo a fazer parte do Prêmio MuniCiência, cujas inscrições estão abertas até 10 de novembro, pelo hotsite da iniciativa.

Qualquer Município pode participar, desde que tenham uma ação inovadora em curso. “Só não pode ser uma iniciativa antiga e tampouco algo futuro, mas cabem os projetos inovadores que estejam acontecendo neste momento”, explicou. “Nesta edição, ainda podem participar projetos realizados por Consórcios Intermunicipais”, explicou.

Em apoio ao Prêmio, o Prefeito de Bom Despacho (MG), Fernando Cabral, descreveu as medidas bem-sucedidas que adotou em sua gestão, enfatizando que além de uma boa dose de coragem para fazer as ações que uma administração exige, é preciso “ouvir o que os demais Prefeitos já realizaram”. Cabral disse que corrupção e ineficiência foram os pontos mais complicados que enfrentou. “Ao ouvir a experiência dos demais prefeitos, sobretudo da população, aprendo a cada dia”.

Rodrigo Lopes também demonstrou entusiasmo ao falar de inovação da gestão e mencionou uma infinidade de projetos em curso da sua administração, dentre eles ação voltada à reciclagem e o Projeto Vida Nova, voltado à educação de crianças.

O MuniCiência faz parte do Projeto UniverCidades – Plataforma para o Desenvolvimento e Governança Municipal, realizado pela CNM em parceria com a União Europeia. A iniciativa considera a demanda dos prefeitos e, como uma das primeiras atividades desenvolvidas, realiza pesquisa junto aos gestores para compreender as características de suas demandas por conhecimentos e informações, além de um levantamento acerca dos centros de ensino e pesquisa para identificar arranjos e parcerias já existentes.

Mais informações e inscrições aqui