Portal CNM

(61) 2101-6605

Municiência - Municípios Inovadores
Municiência - Municípios Inovadores


Práticas inovadoras são foco do 2º dia do Diálogo Municipalista de Ouro Preto

Espalhe esse conteúdo:

Facebook
Quinta, 28 de setembro de 2017.

MuniCiênciaNo segundo dia do Diálogo Municipalista de Ouro Preto (MG), prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais agentes municipais debatem, sob coordenação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), boas práticas municipalistas de governança. O tema do encontro é MuniCiência: Por Uma Gestão Inovadora, em referência direta ao Prêmio MuniCiência, também promovido pela CNM com o objetivo de identificar, analisar, promover e compartilhar experiências inovadoras implementadas nas cinco regiões do Brasil.

Ao todo serão três painéis, o primeiro deles apresenta os desafios e instrumentos para uma boa gestão municipal e conta com a participação da consultora da CNM para o Projeto UniverCidades, Ceres Prates, do chefe do setor de Cooperação da União Europeia no Brasil, Thierry Dudermel; e do diretor Executivo da CNM, Gustavo Cezário. Ao final, os participantes debatem com os gestores os principais pontos apresentados.

O segundo painel pretende abordar as boas práticas com vistas ao fortalecimento da gestão municipal. Também seguido de um debate, a mesa será composta pela coordenadora do Projeto UniverCidades da CNM, Denise Messias; pelo prefeito de Bom Despacho (MG), Fernando Cabral, e pelo diretor Regional da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Andradas, Rodrigo Aparecido Lopes.

No terceiro e último painel do dia, a gestão do conhecimento em rede, com foco em arranjos institucionais e governança, dão o tom do encontro. Os palestrantes vão discutir modelos de parcerias capazes de intensificar a oferta de conhecimento pelos centros de ensino em prol das demandas municipais. Participam o diretor de Relações Institucionais da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Alair de Freitas; o pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual de Londrina e vice-coordenador do Forproex-Sul, gilberto Hildebrando; a Reitora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Cláudia Aparecida Marliére de Lima; o diretor do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí, Rafael Bastos Teixeira; e o consultor da CNM, Angelo Roncalli.

Vale ressaltar que o MuniCiência faz parte do Projeto UniverCidades – Plataforma para o Desenvolvimento e Governança Municipal, realizado pela CNM em parceria com a União Europeia. A iniciativa considera a demanda dos prefeitos e, como uma das primeiras atividades desenvolvidas, realiza pesquisa junto aos gestores para compreender as características de suas demandas por conhecimentos e informações, além de um levantamento acerca dos centros de ensino e pesquisa para identificar arranjos e parcerias já existentes.

Os gestores interessados em contribuir com a apuração devem responder à pesquisa Levantamento de Demandas Municipais por Conhecimento e Informação em Gestão Pública Municipal, disponível neste link