Portal CNM

(61) 2101-6605

Municiência - Municípios Inovadores
Municiência - Municípios Inovadores


Prêmio MuniCiência: Calçada para Todos uniu público e privado na revitalização urbana de Astorga

Espalhe esse conteúdo:

Facebook
Quarta, 06 de setembro de 2017.

06092017 Astorga MuniCiênciaO Município de Astorga, no Paraná, é um exemplo de como a cooperação entre público e privado pode proporcionar um lugar melhor para todos. Há alguns anos, a cidade do norte paranaense criou um projeto inovador para revitalização das calçadas, que se encontravam em situação precária. O resultado foi a implementação de 25 mil m² de novos calçamentos nos primeiros 36 meses do projeto. Junto a isso, uma série de benefícios: aumento da segurança para os transeuntes, a valorização dos imóveis, o crescimento da economia e uma cidade mais bonita.

Intitulado Calçada para Todos, o projeto teve a parceria da Associação Comercial, Empresarial e Agrícola de Astorga (ACEAA) e do Sistema de Crédito Cooperativo (SICREDI), e contou com a mobilização dos proprietários de estabelecimentos comerciais da região. Funcionou assim: a Prefeitura custeou a retirada do pavimento antigo e a colocação do pó de pedra necessário para o assentamento do novo pavimento. Os comerciantes ficaram responsáveis pelo calçamento da sua área de cobertura. Para isso, seriam financiados pela ACEAA a partir de crédito obtido junto ao SICREDI. O valor cobrado foi de R$ 37 por m², que poderia ser pago em até dez vezes.

A iniciativa de Astorga foi uma das vencedoras na última edição do Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores. A premiação faz parte do Projeto UniverCidades – Plataforma para o Desenvolvimento e Governança Municipal, realizado pela CNM e com apoio financeiro da União Europeia. A edição anterior do Prêmio também destacou outros quatro projetos igualmente inovadores, realizados em Forquetinha (RS), Rio Largo (AL), Bom Despacho (MG) e Pompéu (MG).

Astorga é um exemplo de incentivo à participação do cidadão no cuidado e conservação do patrimônio público. Além de proporcionar melhorias na cidade, a iniciativa também aumenta a autoestima e a qualidade de vida dos moradores locais.

MuniCiência 2017
Já estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores, organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para identificar e compartilhar projetos inovadores realizados por prefeitos e prefeitas pelo Brasil. Além de um reconhecimento à boa gestão, o prêmio tem o propósito de difundir as iniciativas para que sirvam de referência aos municípios de todo o território nacional.

Para participar, o representante da Prefeitura deve acessar a página www.municiencia.cnm.org.br e baixar o formulário de inscrição. Esse documento deve ser preenchido com os detalhes da atividade (nome, objetivo, período de implantação, atividades e resultados) e enviado para o e-mail municiencia@cnm.org.br, até 10 de novembro de 2017. Mais detalhes no regulamento.

Premiação
Após a segunda fase, já em 2018, a comissão da CNM selecionará 15 iniciativas para votação nacional, no próprio site do Prêmio, entre 20 de março e 27 de abril. O resultado final será anunciado em 30 de abril de 2018.

As cinco iniciativas mais votadas terão seus projetos divulgados durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Haverá ainda distribuição de materiais impressos descrevendo todos os projetos laureados, apresentação em seminário nacional e participação dos gestores municipais em visita técnica internacional para intercâmbio de experiências.

 

Leia mais
Prêmio MuniCiência: Pompéu inovou com sistema de energia econômico e sustentável|
Gestores municipais podem inscrever projetos na segunda edição do Prêmio MuniCiência