Portal CNM

(61) 2101-6605

Municiência - Municípios Inovadores
Municiência - Municípios Inovadores


Prêmio MuniCiência: Pompéu inovou com sistema de energia econômico e sustentável

Espalhe esse conteúdo:

Facebook
Terça, 05 de setembro de 2017.

05092017 Pompeu MuniCienciaMunicípio com pouco mais de 30 mil habitantes do interior de Minas Gerais, Pompéu é referência nacional em inovação e sustentabilidade. A cidade implantou, há pouco mais de dois anos, um sistema de energia fotovoltaica que atende todo o Centro Administrativo local. O resultado é a geração de quase 1 mil kWh/ mês, uma economia nos cofres públicos e benefícios para os rios da região.

A iniciativa da administração pompeuense foi uma das premiadas pela última edição do MuniCiência – Municípios Inovadores. A premiação faz parte do Projeto UniverCidades – Plataforma para o Desenvolvimento e Governança Municipal, realizado pela Confederação Nacional de Município (CNM) com apoio financeiro da União Europeia.

Um de seus objetivos é contribuir para o fortalecimento de capacidades locais de implementação de políticas públicas. Além de um reconhecimento à boa gestão, o prêmio tem o propósito de difundir as iniciativas para que sirvam de referência aos municípios de todo o território nacional.

Energia sustentável
A instalação do sistema na Prefeitura de Pompéu demorou cerca de 60 dias e teve um custo retornável 5 anos, arcado pela própria economia que o município obtém nas contas de energia. O sistema de energia fotovoltaica de Pompéu atende os setores administrativos situados no Centro Administrativo, onde estão as secretarias municipais de Educação, Desenvolvimento Social e Infraestrutura, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, além dos serviços de mecânica e lanternagem, do posto de combustível, dos lavadores e da garagem.

Como o resultado mostrou-se muito positivo, decidiu-se, recentemente, implantar mais cinco kits, o que atenderá a outros locais públicos.

A energia solar fotovoltaica é limpa, inesgotável e não causa danos ao meio ambiente, além de trazer uma economia significativa. O cenário no Brasil para a geração de energia elétrica a partir de fontes fotovoltaicas é extremante promissor. O sistema instalado no Centro Administrativo de Pompéu veio com uma ideia de energia limpa e sustentável, gerando economia aos cofres públicos, sendo um investimento com retorno rápido e de fácil replicabilidade.

Inscrições
Todos os municípios brasileiros com boas práticas de gestão municipalista podem participar da próxima edição do Prêmio, que já está com as inscrições abertas. Para participar, o representante da Prefeitura deve acessar a página www.municiencia.cnm.org.br e baixar o formulário de inscrição. Esse documento deve ser preenchido com os detalhes da atividade (nome, objetivo, período de implantação, atividades e resultados) e enviado para o e-mail municiencia@cnm.org.br até 10 de novembro de 2017. Mais detalhes no regulamento.

Veja o vídeo sobre a iniciativa