Portal CNM

(61) 2101-6605

Municiência - Municípios Inovadores
Municiência - Municípios Inovadores


Urbem e MuniCiência são destaques de Seminário Sobre Modernização da Gestão Pública

Espalhe esse conteúdo:

Facebook
Sexta, 20 de maio de 2016.

Ag. CNMO III Seminário Sobre Compartilhamento de Boas Práticas e Modernização da Gestão Pública ocorre nesta sexta-feira, 20 de maio, em Pompeu (MG). Na ocasião, representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM) apresentou dois projetos desenvolvidos pela entidade que auxiliam os governos locais no processo de modernização da gestão e na divulgação das iniciativas bem sucedida desenvolvidas por elas – o Urbem e o MuniCiência. 

Na parte da manhã, durante a programação do Seminário, o consultor da CNM Ângelo Roncalli falou sobre o Sistema de Soluções em Gestão Pública (Urbem), que é um software desenvolvido pela Confederação. Ele apresenta soluções as administrações municipais para realização de diagnósticos, da organização e da dinamização dos processos internos. Além disso, contribui com a elaboração do planejamento da gestão de maneira clara e objetiva. 

Ag. CNMRoncalli explicou as certificações e o reconhecimento da qualidade do sistema, que possui diversos módulos as áreas distintas da administração, mas tem núcleo operacional focado na administração. De acordo com o representante da CNM, que também é prefeito de Fernando Cabral (MG), mais de 3,7 mil Municípios do Brasil têm sido ouvidos em pesquisa que busca identificar e compreender quais as ferramentas usadas pelas Prefeituras. “O investimento da CNM tornar a ferramenta uma solução completa para os Municípios”, destacou.

Lei Geral
Também ocorreu no Seminário, uma palestrou sobre Projetos de Institucionalização da Lei Geral da Gestão Municipal, e os 100 participante puderam conhecer um pouco mais da parceria entre a Confederação e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que propõe fomentar e fortalecer o ambiente sustentável dos pequenos negócios nos Municípios. 


Ag. CNMDentre os participantes, o prefeito de Pompéu, Joaquim Campos Reis, relatou o projeto de energia fotovoltáica implementado na cidade, que foi um dos vencedores do projeto MuniCiência. De acordo com o gestor do Município sede do evento, a iniciativa da CNM é de extremamente importância, uma vez que reconhece as ações dos agentes locais e a relevância da proatividade dos prefeitos para o crescimento do país.

MuniCiência
Sobre o projeto inovador desenvolvido em sua região, Reis explicou que sua gestão fez investimentos e implantou o sistema de geração energia solar conhecido como fotovoltaica. O projeto é autofinanciável, mas é necessário auxílio de crédito para reduzir o tempo e o investimento, explicou. Por fim, o gestor aconselhou aos demais presentes que façam a seleção de equipe com foco na gestão. Ele foi homenageado pela CNM com uma placa/prêmio ao prefeito local.